Judô

Centro Cultural Rebecca Nishimura

Suelen Reis Hornschuch

Sensei

Judô

Criado em 1882 no Japão, o Judô consiste em uma arte marcial desenvolvida pelo professor Jigoro Kano, esta técnica chegou ao Brasil em meados de 1922 junto à imigração japonesa. Quando Kano criou esta arte marcial teve por objetivo a elaboração de uma técnica de defesa pessoal que desenvolve-se a mente, o corpo e o espírito. O judô expandiu-se no Japão chegando a ser reconhecido mundialmente pois mescla técnicas do jiu-jitsu com demais artes marciais orientais.

O judô desenvolve a auto defesa e aprimora a concentração, a coordenação motora, a respiração e a disciplina. Ele abrange alguns princípios básicos denominados os três pilares, são eles: o alcance máximo da eficiência mediante o esforço mínimo – seiryoku zen’yo -; a obtenção de prosperidade e benefícios – jita kyoei – e o uso de sua energia da melhor forma – ju. Esses três valores atuam sobre as partes físicas e mentais de qualquer indivíduo, pois ensina respeito aos adversários, obediência ao treinador e controle sobre seu corpo, mantendo desta forma a calma.

No Centro Cultural Rebecca Nishimura esses valores são aplicados de maneira ativa e diferenciada, uma vez que o contexto histórico remete o respeito, essa arte marcial é ensinada de maneira ativa em concomitância com demais elementos asiáticos, que transportam os alunos à este universo rico. O curso não limita-se às técnicas, ele apresenta de maneira lúdica e ativa todos os pontos culturais ligados ao judô e sua filosofia.