Rebecca
Professora de Teatro
Rebecca Nishimura
Professora de Artes Cênicas
Classes:
Turmas Jovens/Adultos e Melhor Idade
A Professsora
Rebecca Nishimura
Trajetória
Rebecca Tavares Nishimura Abreu é arte educadora, mãe e pedagoga em uma instituição de ensino particular, além de atuar em seu Centro Cultural Rebecca Nishimura, e como voluntária no Centro de Convivência do Idoso, na unidade do Santa Mena. Desde pequena sabia que a arte faria parte da sua vida em todos os aspectos possíveis, participava de apresentações de canto e dança nas escolas onde estudou, mas foi em 2005 que teve a sua primeira oportunidade de subir aos palcos com seu grupo teatral Lusco Fusco, formado na E. E. Conselheiro Crispiniano, com este grupo apresentou o musical “O Fantasma da Ópera” no papel de Carlotta, sendo esta a primeira ópera informal em Guarulhos, os valores arrecadados nos ingressos foram destinados ao Teleton, quando a arte educadora percebeu que a arte pode ajudar as pessoas de diversas outras maneiras. Satisfeita ao descobrir seu lugar no universo, inscreveu-se no curso de artes cênicas promovido pela prefeitura de Guarulhos, a chamada Escola Viva de Artes Cênicas.
Mesmo depois do curso ela deu continuidade aos seus estudos e apresentações, conciliando-os à sua família, realizando cursos de Dança e Música na Educação Infantil, momento este onde cursou pedagogia e passou a lecionar musicalização para os alunos da Educação Infantil. Também cursou Encenação em Situação de Ensino Aprendizagem e, visando a inclusão em sua metodologia, cursou Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção e Ética pela USP. No âmbito da arte realizou uma breve oficina de canto na Casa de Artes Operária, e duas oficinas de Dança Contemporânea, ambas promovidas pela prefeitura de Guarulhos, sendo a primeira com a professora Rita no ano de 2006, onde apresentou o espetáculo “Cotidiano”, e a segunda somente 8 anos mais tarde, em 2014 com o professor Felipe Cirilo, onde apresentou o espetáculo “Composições” no Teatro Adamastor. É Pós-Graduada em Psicologia e atualmente é Mestranda em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo.
Como diretora promoveu diversas apresentações na instituição escolar onde leciona, além dos espetáculos produzidos em seu Centro Cultural, todos sempre com entrada gratuita, a fim de fazer com que a arte seja acessível à todos. No Centro de Convivência do Idoso leciona as quartas, e o curso está com inscrições abertas, realizou uma apresentação no mês de maio com os alunos do CCI, a apresentação consistia na releitura de um conto de Nelson Rodrigues, cuja entrada era uma prenda para a realização da festa junina do CCI. Na agenda das próximas apresentações encontram-se o espetáculo “Recontando”, também a releitura de dois contos de Nelson Rodrigues, e o espetáculo Peter Pan e as Meninas Perdidas, escrito e dirigido por Rebecca Nishimura, ambos espetáculos gratuitos e abertos ao público.