Rebecca

Professora de Teatro

Ensaio do grupo de teatro do CCI Sta Mena Foto Fabio Nunes Teixeira 028
FOTO DE FABIO NUNES TEIXEIRA

Rebecca Nishimura

Professora de Artes Cênicas

Classes:

Turmas Jovens/Adultos e Melhor Idade

A Professsora

Rebecca Nishimura

Trajetória

Rebecca Tavares Nishimura Abreu é arte educadora, mãe e pedagoga em uma instituição de ensino particular, além de atuar em seu Centro Cultural Rebecca Nishimura, e como voluntária no Centro de Convivência do Idoso, na unidade do Santa Mena. Desde pequena sabia que a arte faria parte da sua vida em todos os aspectos possíveis, participava de apresentações de canto e dança nas escolas onde estudou, mas foi em 2005 que teve a sua primeira oportunidade de subir aos palcos com seu grupo teatral Lusco Fusco, formado na E. E. Conselheiro Crispiniano, com este grupo apresentou o musical “O Fantasma da Ópera” no papel de Carlotta, sendo esta a primeira ópera informal em Guarulhos, os valores arrecadados nos ingressos foram destinados ao Teleton, quando a arte educadora percebeu que a arte pode ajudar as pessoas de diversas outras maneiras. Satisfeita ao descobrir seu lugar no universo, inscreveu-se no curso de artes cênicas promovido pela prefeitura de Guarulhos, a chamada Escola Viva de Artes Cênicas.

Mesmo depois do curso ela deu continuidade aos seus estudos e apresentações, conciliando-os à sua família, realizando cursos de Dança e Música na Educação Infantil, momento este onde cursou pedagogia e passou a lecionar musicalização para os alunos da Educação Infantil. Também cursou Encenação em Situação de Ensino Aprendizagem e, visando a inclusão em sua metodologia, cursou Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção e Ética pela USP. No âmbito da arte realizou uma breve oficina de canto na Casa de Artes Operária, e duas oficinas de Dança Contemporânea, ambas promovidas pela prefeitura de Guarulhos, sendo a primeira com a professora Rita no ano de 2006, onde apresentou o espetáculo “Cotidiano”, e a segunda somente 8 anos mais tarde, em 2014 com o professor Felipe Cirilo, onde apresentou o espetáculo “Composições” no Teatro Adamastor.

Como diretora promoveu diversas apresentações na instituição escolar onde leciona, além dos espetáculos produzidos em seu Centro Cultural, todos sempre com entrada gratuita, a fim de fazer com que a arte seja acessível à todos. No Centro de Convivência do Idoso leciona as quartas, e o curso está com inscrições abertas, realizou uma apresentação no mês de maio com os alunos do CCI, a apresentação consistia na releitura de um conto de Nelson Rodrigues, cuja entrada era uma prenda para a realização da festa junina do CCI. Na agenda das próximas apresentações encontram-se o espetáculo “Recontando”, também a releitura de dois contos de Nelson Rodrigues, e o espetáculo Peter Pan e as Meninas Perdidas, escrito e dirigido por Rebecca Nishimura, ambos espetáculos gratuitos e abertos ao público.